Brahman mostra seu potencial em leilão nesse sábado
de 28/08/2013 a 28/08/2013

Serão 70 animais P.O selecionados para monta natural a campo, além de lotes de bezerros de cruzamento industrial Brahman

“O produtor que comparecer nesse leilão terá a oportunidade de colocar a mão em touro Brahman, a maioria dele oriundo de embrião, filhos de grandes mães e doadoras de expressão, só vaca de ponta com os touros mais destacados que têm. Eles terão condições de adquirir uma genética com um custo acessível e levar para o rebanho deles uma carga de sangue e de força muito grande”, destaca o técnico responsável pelas Fazendas Stein e proprietário do laboratório Biovita em Cascavel, o médico veterinário Emilio Zanetti.

Habilidade materna, ganho de peso, precocidade sexual e rendimento excepcional de carcaça, tudo isso numa única raça - Brahman. No próximo dia 31 (sábado), a partir das 12h, pecuaristas, produtores rurais e criadores da raça, do Paraná e de outros estados serão atraídos por um dos maiores leilões Brahman do Paraná. O evento, promovido pelos criadores da raça Rogério Stein e Reno Kunz, irá ocorrer no Parque de Exposições de Cascavel e garante mostrar a excelência da raça tanto na qualidade genética superior quanto no resultado positivo do uso da raça na produção de animais de corte.

De acordo com Zanetti, o Brahman é a raça ideal para nossa região. “Temos um potencial tecnológico muito bem desenvolvido. Dentro do zebu, o Brahman é uma das raças que oferece o maior ganho em uso de tecnologia. Todo o produtor deve identificar o nível tecnológico da sua propriedade, se ele dispõe de condição de pastagem, opção de alimentação para o inverno, controle sanitário adequado e outras. Certamente o Brahman se encaixa perfeitamente nesta situação e garantirá o máximo resultado no uso da tecnologia.” 

Para ele, o evento é uma grande oportunidade para os pecuaristas. “Os agropecuaristas conhecerão a eficiência da raça Bramanm e entrarão nela de uma forma que se consigam produzir um gado comercial de qualidade, evoluindo o rebanho como um todo. Nesse sentido o uso de touro é um grande caminho para trazer ao plantel uma nova raça. Tenho inclusive um exemplo de um cliente que presto assistência técnica, e que é criador de gado P.O., que ele já definiu para a próxima estação de monta o uso de touro Brahman para repasse em suas vacas aneloradas do rebanho de gado comercial”, diz Zanetti.

Cruzamento da raça garante resultado excelente

A cruza Brahman atende as exigências do mercado e está apta a produzir carne em menor espaço de tempo.Tanto com a raça Angus quanto com Nelore, o cruzamento Brahman garante resultado satisfatório. “O cruzamento do Brahman com Angus tem resultado excelente, e o volume de venda na região é espetacular, e ele com o Brahman dá um casamento perfeito, não há cruzamento melhor do que o meio sangue Brahman com Angus”, cita o médico veterinário.

De acordo com ele ainda, a vantagem do cruzamento Brahman com Nelore é muito grande, caso se faça do rebanho base, que é o zebu, uma vacada brahmada.  “Se o produtor tem a definição de que usar como rebanho base o gado zebu, tendo, portanto fêmeas zebuínas, o uso do Brahman garante ao produtor um ótimo ganho. Se a base atual é nelorada, entre outros ele terá o ganho da heterose, que é a potencialização do cruzamento (vigor híbrido). Após esse processo, o produtor vai por absorção formando uma base de rebanho bramada. Ele terá uma vacada de maior potencial de produção de leite para amamentar os bezerros, terá melhor acabamento de carcaça e aumentará a precocidade sexual etc. Para as características da nossa região, considerando as variações climáticas e oferecendo uma boa condição de pastagem, vai muito bem. Com certeza o criador terá então produzido animais de qualidade superior”, conclui Zanetti.