Rendimento superior de carcaça
de 18/08/2013 a 18/08/2013

O Brahman alia alta qualidade da carne com produtividade, o rendimento chega a 56%

O Gado Brahman vem se destacando no mercado pecuário de maneira fantástica. A raça, presente no país há apenas 19 anos, cresceu de tal maneira que o Brasil já é a terceira potência mundial em animais Brahman registrados. É a raça zebuína que mais cresce no território nacional. Seu diferencial de rusticidade, precocidade, rendimento excelente de carcaça e qualidade da carne conquista cada vez mais criadores que buscam excelência da raça zebuína. Dados do DBO comprovam que o Brahman tem se valorizado entre as mais variadas raças na questão de reprodução, produção e comercialização de sêmen.

O Brahman possui uma produção de animais eficientes, que, além da qualidade da carne, a quantidade é um diferencial dessa raça, ou seja, rendimento excelente de carcaça. “Se falarmos do Brahman puro ou cruzado, teremos um rendimento de carcaça que chega a 56% ou mais, dependendo do sistema de criação e do sexo. Pode variar de 54% a 63% (caso de animais machos puros, terminados no coxo) e com qualidade genética superior”, aponta o médico veterinário e Jairo Frare.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores Brahman, as perdas por aparas de limpeza nas carcaças, com a retirada de hematomas gerados durante o manejo, são mínimas no Brahman, por causa da índole calma dos animais. Além desse ganho, também tem-se observado na desossa um maior percentual de carne que o esperado, confirmando que o osso do Brahman, que possui um volume consistente, apresenta um peso relativo menor devido aos osteoclastos (células do tecido ósseo) serem mais espaçados.

“A qualidade de carne e rendimento da carcaça é o diferencial do Brahman quando essa raça chega a um frigorífico. A raça tem animais mais jovens e quantidade de gordura desejada pelos frigoríficos”, ressalta o médico veterinário Waldomiro Kluska.

Segundo o criador da raça, Rogério Stein, para o frigorífico importa muito a qualidade da carne, porém, chama a atenção também a proporção entre ossos e carne. Um animal de alto padrão para corte no momento do abate precisa ter uma proporcionalidade adequada entre tamanho e quantidade de produção de carne.” O maior volume de carne se encontra no lombo e no traseiro, ou seja, o animal que tem essas características bem desenvolvidas produzirá maior volume de carne. Segundo o criador ainda “as raças de gado de corte são selecionadas para ser o mais eficiente possível na produção de carne e o Brahmam, que possui como característica lombo e traseiro avantajados, se destaca naturalmente.” Segundo Rogério ainda, “o Brahman tem dorso, lombo e traseiro bem avantajados, precocidade sexual muito grande, além de ser precoce no desenvolvimento de engorda, pois ele já nasce com um tamanho avantajado, ganha peso rapidamente a alcança peso significativo já com um ano de vida.” 

O perfil de conformação convexa das carcaças evidencia o grande desenvolvimento das massas musculares (musculosidade), principalmente na região do traseiro, onde estão os cortes nobres de maior valor agregado da carcaça.

Leilão de touros Brahman em Cascavel

Dois dos maiores criadores da raça Brahman no Paraná, os agropecuaristas Rogério Stein e Reno Paulo Kunz realizam em Cascavel, no próximo dia 31 de agosto, o seu primeiro grande leilão de touros da raça Brahman. Serão ofertados 30 lotes de touros P.O., selecionados para monta natural a campo, visando a produção de animais de cruzamento industrial. No início do leilão, para demonstrar de forma inequívoca o resultado positivo do uso da raça na produção de animais de corte, serão leiloados lotes de bezerros de cruzamento industrial Brahman, oportunidade em que os produtores presentes visualizarão toda a força desta genética.