Brasil possui um dos maiores Rebanhos Zebuínos do Mundo
de 26/07/2013 a 26/07/2013

Não poderia ter lugar mais apropriado que o Brasil para que a raça zebuína se difundisse, afinal sua adaptação ao clima tropical é excelente. O zebu tem como característica principal uma saliência muscular no dorso, chamada de cupim ou giba. O zebu é um conjunto de raças. Na Índia, onde há o maior rebanho de zebuínos do mundo, com mais de 300 milhões de cabeças em seu plantel nacional, existem mais de 50 raças zebuínas. No Brasil, são mais de 150 milhões de animais com sangue de zebu, reunidos em 10 tipos de raças. O zebu é um animal rústico e com grande capacidade de adaptação, criado exclusivamente à pasto, impulsionou por muitos anos a pecuária nacional com baixo custo de produção, fato que tem atraído o mercado internacional. 

Assim como o Nelore, Tabapuã, Gir e outros, o Brahman também é uma raça Zebuína. Juntando diversas características positivas da raças zebuínas, o Brahman conferiu à raça, melhoria em diversos quesitos como precocidade e qualidade de carne. De acordo com o médico veterinário e criador da raça, Jairo Frare, o Brahmam foi criado e selecionado para ser uma raça precoce, dócil e fértil a fim de atender às necessidades dos produtores norte americanos que careciam de mão de obra. Então, através de cruzamentos entre raças zebuínas (nelore, gir, guzerá, crishna valley) chegou-se a raça Brahman. “O Brahman é muito precoce, com qualidade de carne superior, muito dócil e com excelente fertilidade. As fêmeas são ótimas doadoras de embrião e excelentes mães. A docilidade dos animais favorece muito o manejo e automaticamente a fertilidade e a produtividade aumenta por este aspecto”, ressalta o médico veterinário Frare. 

Para o criador da raça, Rogério Stein, uma propriedade que deseja engordar bezerros e vender bois com um abate em torno de 20 meses, a raça Brahman contribui de forma positiva, porque ela já traz essa precocidade de crescimento, tamanho e ganho de peso como algo natural da raça. “O Brahman tem dorso e lombo bem avantajados, bem desenvolvidos. Tem precocidade sexual, as fêmeas entram no cio muito cedo e em geral produzem duas crias antes dos 3 anos de idade. Os machos são aptos a cobrir em torno dos dois anos e tem uma libido muito aguçada. Isso faz com que na vida útil de uma fêmea ela produza um número maior de bezerros do que outras raças que eventualmente são mais tardias. Ele é também muito precoce no sentido de desenvolvimento de engorda, nasce com um tamanho avantajado e alcança peso significativo rapidamente”, enfatiza o criador Stein.

Raças do Zebu

Além do Brahman, outras nove raças compõem a família zebuína: O Nelore, que tem o maior rebanho nacional entre os zebuínos; Cangaiam é uma raça zebuína que caracteriza-se pelo tamanho médio, perfil convexo, chifres longos e pontiagudos, que nascem muito próximos à cabeça; A raça Gir se distingue pela pelagem vermelha ou amarela em combinações típicas da raça, utilizada inclusive para a produção leiteira; O Guzerá se destaca pela rusticidade; Indubrasil, que nasceu do cruzamento de gir, nelore e guzerá; Já a raça Sindi caracteriza-se pelo porte pequeno, pelagem vermelha e pele bem pigmentada; E por fim a raça Tabapuã.

O Brahman é também uma excelente opção para cruzamentos com outras raças zebuínas, inclusive o Nelore. Juntas, as raças conferem grande ganho ao plantel, tanto em rusticidade, habilidade materna, como também em ganho de peso e melhoria da qualidade da carcaça.

O grande número de fêmeas Nelore do plantel nacional tem uma ótima oportunidade de se desenvolverem ainda mais, mantendo as características que já fizeram do gado zebuíno um sucesso no hemisfério sul.

Leilão de touros Brahman em Cascavel

Dois dos maiores criadores da raça Brahman no Paraná, os agropecuaristas Rogério Stein e Reno Paulo Kunz realizam em Cascavel, no próximo dia 31 de agosto, o seu primeiro grande leilão de touros da raça Brahman. Serão ofertados aproximadamente 70 animais P.O. selecionados para monta natural a campo, visando a produção de animais de cruzamento industrial. No início do leilão, para demonstrar de forma inequívoca o resultado positivo do uso da raça na produção de animais de corte, serão leiloados lotes de bezerros de cruzamento industrial Brahman, oportunidade em que os produtores presentes visualizaram toda a força desta genética.