Brahman se destaca em prova de performance “Zebu Avaliado”
de 03/07/2014 a 03/07/2014

A ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) busca representar os criadores brasileiros a nível internacional, além de oferecer produtos de gestão e ferramentas de melhoramento genético utilizados na seleção de rebanhos zebuínos.
No mês de maio, durante a AgroBrasília, a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) apresentou os resultados da prova de performance “Zebu Avaliado\", desenvolvida em conjunto ACZP (Associação de Criadores de Zebu do Planalto). A prova, que começou em setembro de 2013 e encerrou-se em fevereiro de 2014, reuniu 93 animais de 4 raças zebuínas, oriundos de 24 fazendas, dentre eles 12 exemplares da raça Brahman. O conceito da prova de performance foi o de buscar reprodutores superiores e com características relacionadas a ganhos econômicos como precocidade sexual e qualidade de carcaça.
O estudo envolveu além do comparativo de ganho em peso entre os indivíduos, exame andrológico acompanhado de avaliação de perímetro e volume escrotal, teste por ultrassonografia para identificação de espessura de gordura e dimensão de área de olho de lombo (AOL) e aplicação da metodologia EPMURAS na avaliação de tipo.
"A prova se mostrou bastante completa e atendeu o objetivo de identificar touros superiores e que poderão se tornar reprodutores. Os testes contemplaram uma gama de requisitos que hoje são muito importantes para o mercado pecuária de corte\", disse o técnico Fábio Miziara.
O resultado que soma avaliação de carcaça e avaliação reprodutiva apontou o MR OXOX 2663 da raça Brahman como um dos grandes campeões do Programa Zebu Avaliado. Segundo Marcelo Ricardo de Toledo, Superintendente Técnico-ACZP: “O desempenho dos animais foi surpreendente, com média geral de GPD de 1.283 gr/animal/dia, onde a média do peso inicial foi de 255,7 Kg/animal e a média final de 399,4 Kg/animal expressando um ganho de peso médio de 143,7 Kg/animal em 112 dias de prova efetiva.”
O Programa Zebu Avaliado deverá acontecer anualmente, e a partir de 2014 serão avaliados 150 reprodutores de 5 raças zebuínas.

*Fonte: Site da ABCZ título: “ABCZ e ACZP mostram o desempenho do zebu no Planalto Central”
(publicada em 20/05/2014 11:28:22 por Márcia Benevenuto)